Se você está pensando em comprar um apartamento e pode esperar pela finalização da obra, comprar um imóvel na planta é sempre um bom negócio. Mas antes, é necessário considerar o seu estilo de vida e a sua realidade financeira. Pensando nisso, pontuamos 8 cuidados que você precisa ter antes de assinar o contrato.
Quanto posso pagar?
Não comprometer mais do que 30% da sua renda com financiamento de longo prazo é mais seguro. Simulando as parcelas com o banco é possível prever quanto será cobrado. Lembre-se que algumas construtoras fazem correções seguindo o Índice Nacional de Custos de Construção (INCC) das parcelas financiadas diretamente pela construtora.
Quanto custa a documentação?
Com o projeto aprovado pela prefeitura e registrado no Registro de Imóveis é possível assinar de imediato o contrato de compra do imóvel, além de liberar o crédito de financiamento com o banco. Neste momento será cobrado custas com a documentação sendo elas: ITBI, FUNREJUS, taxa do banco, taxa do correspondente bancário e cartório. É importante ver com a construtora ou imobiliária qual é a condição de pagamento oferecida e se existe a possibilidade de parcelamento destes valores.
Posso confiar nesta incorporadora?
Informe-se sobre a reputação da incorporadora no mercado. Verifique se há pendências na Justiça ou reclamações no Procon. Muitos clientes da Moratti investigaram e comprovaram não haver nenhum problema envolvendo a incorporadora, que já está no mercado desde 2011.
Devo visitar a obra?
No momento de fechar o negócio é importante visitar a obra para ver com os próprios olhos se era o que imaginava. Além da obra é importante visitar a região onde vai morar, se está de acordo com o que busca. O ideal é checar tudo isso antes de fechar o contrato.
A Moratti realiza visitas conforme o horário de disponibilidade do cliente, qualquer dia da semana.
A metragem do imóvel importa?
A metragem e a distribuição dos cômodos são muito mais importantes do que a quantidade de quartos. Uma planta menor, porém, com um projeto bem planejado pode ser melhor de viver no dia a dia do que simplesmente olhar um número referente ao tamanho dos cômodos. Plantas flexíveis ajudam quando não vale a pena ter um quarto extra se este irá diminuir áreas importantes do apartamento, por exemplo. Portanto, estude bem as plantas e verifique se você pode modificá-las conforme necessário – como é o caso das plantas flexíveis da nossa marca.
Em quantas pessoas iremos morar?
Pode parecer óbvio, mas quando compramos um apartamento na planta ele leva em média de 2 a 3 anos para ficar pronto. Neste meio tempo, muita coisa pode acontecer nas nossas vidas! Um filho pode nascer, um parente pode precisar morar conosco, ou ainda, um animal de estimação pode ser adotado. Tudo isso influencia no nosso estilo de vida e, consequentemente, na dinâmica do apartamento.
Devo escolher um apartamento que bate sol?
Curitiba é famosa por seus dias cinzentos. Logo, ter um apartamento que pega sol durante a manhã ou a tarde é uma grande vantagem pois evita alergias e umidade. Se não tiver jeito, escolha uma planta com boas aberturas (janelas e porta-janelas), que facilite a circulação de ar.
O que devo considerar para adaptar meu apartamento?
É importantíssimo saber por onde passarão os encanamentos do prédio. Caso esteja pensando em quebrar alguma parede, converse com o corretor e, se possível, com o arquiteto.
Esperamos que estas dicas lhe deixem mais tranquilo. Se você tiver mais alguma dúvida pode entrar em contato conosco. Teremos o prazer em te ajudar!